Economia Política e Luta de Classes

Dispõe de livros e artigos sobre economia política, ciência política e sociologia. Dialética como método de análise. Comentários, por favor, envie para o email: acopyara@uol.com.br

Minha foto
Nome:
Local: Fortaleza, Ceará, Brazil

Professor de Economia Política da Universidade Estadual do Ceará - UECE e Universidade de Fortaleza - UNIFOR

quinta-feira, setembro 07, 2006

Cooperação Complexa - Fronteira Limite do Capital

1. DA ECONOMIA POLÍTICA

Em suas Lições Sobre a História da Filosofia, Hegel lembra que o conhecimento da geração do seu tempo não surgiu de improviso, como se brotasse por si só do solo do presente. Muito pelo contrário, diz ele, o que homem é hoje na ciência, e especialmente na filosofia, deve à tradição.
Mas atenção! Acrescenta Hegel. Essa herança não é uma dívida passiva. O que é herdado das gerações anteriores é reduzido, pelas gerações do presente, à condição de matéria-prima para produção de novos e mais elevados conhecimentos. Nisso consiste a atividade intelectual de qualquer época: apropriar-se do conhecimento produzido pelas gerações passadas, desenvolvê-lo e elevá-lo a um plano superior[1].
É dessa perspectiva que se pode compreender a relação de Marx com a Economia Política Clássica [EPC]. Deve a esta ciência não só quase todas as categorias que compõem a arquitetônica categorial de O Capital , mas também se apropria do meticuloso trabalho analítico que esta ciência realiza para rastrear a conexão interna das formas aparentes da riqueza mercantil.
Mas antes de continuar com a investigação dessa relação, é oportuno explicitar como os economistas clássicos descobriram a conexão interna que liga as diferentes formas de riqueza capitalista. Sem esta mediação explicativa, não se pode compreender, em todas as suas conseqüências, a dívida de Marx com aquela ciência. Por isso, recomenda-se ao leitor, pelo menos aquele não afeito à economia política, esperar um pouco, até que se tenham todas as mediações necessárias para entender a relação de o autor de O Capital com a EPC. Se é assim, então, em que consiste a redução analítica operada pela EPC?
__________________________
[1] Hegel, G.W.F. Lecciones sobre la historia de la filosofía. - México: Fundo de Cultura Economica; Vol.I; 1955.
Para ler o documento completo, basta acessar o arquivo "Livro2.doc", clicando no link abaixo e digitar a senha "economia":

</div>
      Allegro - Mozart