Economia Política e Luta de Classes

Dispõe de livros e artigos sobre economia política, ciência política e sociologia. Dialética como método de análise. Comentários, por favor, envie para o email: acopyara@uol.com.br

Minha foto
Nome:
Local: Fortaleza, Ceará, Brazil

Professor de Economia Política da Universidade Estadual do Ceará - UECE e Universidade de Fortaleza - UNIFOR

quinta-feira, setembro 07, 2006

Trabalho e Valor - Contribuição para a Crítica da Razão Econômica (Livro)

Com este Trabalho e Valor: Contribuição para a Crítica da Razão Econômica, o professor Francisco Teixeira, meu xará, reenceta um roteiro de trabalho que começou com o seu excelente Pensando com Marx. Uma Leitura Crítico-Comentada de O Capital ( São Paulo, Editora Ensaio, 1995). Nos dois casos, Teixeira tem um propósito, plenamente alcançado, não de história das idéias econômicas - que também não deixa de abordar no exame das teorias e suas conexões no campo das idéias e da história - mas sobretudo de caráter teórico-conceitual-metodológico no sentido forte: “ empreender uma reconstrução do edifÍcio conceitual da Economia Política”, nas suas próprias palavras.São contribuições notáveis para a bibliografia brasileira, geralmente pobre em abordagens desse calibre.No que se refere às teorias e autores repassados neste livro, Smith, Ricardo, Menger e Jevons – outros autores, como Mill e Walras, comparecem tangencialmente, na localização de influências e afinidades – o resultado alcançado é inestimável, pois tais autores têm sido sistematicamente naturalizados, como se suas posições teóricas tivessem surgido da cabeça de Minerva.
Para ler o documento completo, basta acessar o arquivo "Livro.doc", clicando no link abaixo e digitar a senha "economia":

</div>
      Allegro - Mozart